Mitologia Grega
Olimpo
O Monte Olimpo é a morada dos Doze Deuses Olimpianos. Era uma mansão de cristais. Sabe-se também que, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do Monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre.
Afrodite
Quando Cronos castrou seu pai, Urano, jogou seus testículos ao mar. O sêmen que derramou virou espuma, que originou Afrodite.
Assim que nasceu, foi levada por Zéfiro até Chipre, onde foi vestida com roupas de imortal e levada ao Olimpo.
Foi prometida a Hefesto , e...
Apolo
Apolo era filho de Zeus e da titânide Leto, e irmão gêmeo de Ártemis.
Leto, seduzida por Zeus, foi obrigada a se esconder de Hera. Ela conseguiu se esconder na ilha de Delos, onde deu à luz Apolo e Ártemis.
Logo após seu nascimento, matou Python, a serpente gigante que...
Ares
Para os gregos, o deus Ares era filho legítimo de Zeus e de Hera, mas na verdade parece ser de origem trácia. A Ilíada refere, efetivamente, que ele habitava a Trácia, região rude e cheia de povos guerreiros.
Ares teve muitas mulheres mas, aparentemente, nunca se casou. Participa de...
Aristeu
Aristeu era filho de Apolo e da ninfa Cirene. Era adorado como o protetor dos caçadores, pastores e rebanhos, e como o inventor da apicultura e da arte de cultivar azeitonas. Quando Aristeu tentou seduzir Eurídice, a esposa do célebre músico Orfeu, ela fugiu dele e acabou sendo...
Ártemis
O seu mito começa logo à nascença. Ao ficar grávida, a sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava preste a dar à luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos...
Asclépio
Asclépio era o deus da medicina. Era filho de Apolo e da virgem Coronis, da Tessália. Zangado porque Coronis era infiel a ele, Apolo matou-a e arrancou o nascituro Asclépio de seu ventre. Mais tarde ele enviou Asclépio ao centauro Quíron para ser educado. Asclépio aprendeu com Quíron a arte...
Atena
Atena é a deusa da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. Há também quem grafe o seu nome como Palas Atena. Frequentemente é associada a um escudo de guerra, à coruja da sabedoria ou à oliveira.
História:
Zeus apaixonou-se por Métis, tendo sido ela sua primeira...
Deméter
Deméter era uma das doze divindades do Olimpo, deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das...
Dionísio
Dionísio era o deus grego equivalente ao deus romano Baco, das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus filho de uma mortal.
Ocorreu que Hera, que sentiu ciúme de mais uma traição de Zeus, instigou Semele a pedir ao seu amante (caso ele...